Usina fotoltaica UFG 2024

UFG finaliza instalação de nova usina fotovoltaica

Em 02/01/24 10:26. Atualizada em 02/01/24 10:26.

Usina vai aumentar em 15% a capacidade de produção própria de energia da Universidade

A instalação de mais 1624 módulos fotovoltaicos para produção de energia foi concluída no dia 20 de dezembro, com acionamento e inauguração prevista para janeiro de 2024. Os módulos da nova usina estão dispostos sobre os telhados de prédios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Química (IQ), Instituto de Física (IF) e da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). O arranjo permitiu a economicidade no processo de implementação da usina, dado a estrutura elétrica pré-existente nos prédios.

Usina Fotovoltaica
Em 2024, produção vai equivaler a mais de 50% do que a UFG consome

Segundo o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Robson Maia Geraldine, foram investidos R$6,2 milhões, com orçamento específico para ações em eficiência energética, conquistado junto ao Ministério da Educação (MEC). "A captação de recursos para eficiência energética, junto ao MEC e aos parlamentares, tem trazido bons resultados e continuará sendo um dos focos do nosso trabalho”, afirma o pró-reitor.

Somada às demais usinas em funcionamento, a UFG começará 2024 com potencial de produção energética na ordem de 5,3 MWp, gerando cerca de 8,5 gigawatt-hora (GWh) ano. A produção equivale a mais 50% do que a UFG consome e, por ser energia limpa, fortalece a sustentabilidade, sendo suficiente para neutralizar 698 toneladas de CO2. Isso é equivalente ao sequestro de carbono promovido por 5 mil árvores nos seus primeiros 20 anos de idade.

“As usinas representam considerável economia de orçamento. Para se ter ideia, em 2015 foram gastos R$15,4 milhões em energia elétrica. Não sabemos ainda o consumo exato de dezembro, mas já estimamos que o custo com energia em 2023 será próximo de R$10,4 milhões. Essa economia será ampliada em 2024 com a nova usina, permitindo que parte do orçamento do tesouro para custear energia seja direcionado para ações diretamente voltadas à melhoria de qualidade na formação dos nossos estudantes”, ressalta Robson.

Categorias: Notícias Noticias Proad